CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Influência Pscicossociológica da Televisão (parte 01)


A sociedade em geral tem sido alvo de constantes influências midiáticas que se intensificaram no final do Século XX. Estas induções nos atingem, muitas vezes sem que percebamos e assim somos induzidos a escolher determinados tipos de roupas, ouvir determinados tipos de músicas, dentre outros. Com isto, ao poucos, somos moldados para nos tornarmos seres padronizados que mesmo sem termos conhecimento mantemos uma grande indústria que massifica os bens culturais, a indústria cultural.

A indústria cultural propaga as idéias capitalistas de comercialização e lucro, estabelece uma relação mercantilista entre os bens culturais e a sociedade, padroniza seu consumidor e cria suas necessidades para que ela mesma possa supri-las. Entretanto, o grande poder que esta indústria possui deve-se a um elemento fundamental: a mídia.

A mídia é a grande difusora da indústria cultural, principalmente após o avanço das tecnologias da informação, que aumentaram a acessibilidade dos meios de comunicação. Dentre as variadas formas midiáticas, iremos destacar a Televisão. Esta, por sua vez, está presente na vida das pessoas ditando os gostos, hábitos e comportamentos que a sociedade deve ter. A televisão preenche o vazio social e é utilizada pela maioria das pessoas como uma fuga para as dificuldades do cotidiano. Os problemas do dia-a-dia são maquiados pela diversão televisiva. Calcada em um modelo comercial, estruturada sobre um sistema de grandes redes, a TV aberta brasileira precisa vender para sobreviver e, nessa direção, se especializa.

0 comentários: