A mais intensa e grotesca manipulação que a televisão exerce ocorre nas relações familiares. No início, a TV era apenas um aparelho eletrônico, depois passou a ser “membro da família” na maioria dos lares brasileiros. É o lazer de 80% da população brasileira, segundo dados da Folha de S. Paulo. Algo bastante comum é vermos pais trabalharem o dia inteiro e deixarem à televisão como “babá eletrônica” dos seus filhos, esta por sua vez distorce os valores morais, induz a criança prematuramente ao sexo e banaliza a violência. A infân
cia deixou de ser a fase das descobertas e da inocência e tornou-se a era dos games violentos, crianças cada vez mais obesas e estressadas. Aos poucos as relações familiares estão cada dia mais estreitas e os diálogos cada vez mais extintos. Diálogos necessários para a formação do indivíduo que, uma vez “educado” pela televisão, se torna propenso ao uso de drogas, a possuir um comportamento agressivo e a reproduzir a forma educacional que recebeu, transmitindo aos seus filhos a criação terceirizada, que omite a verdadeira responsabilidade que os pais têm de formar indivíduos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade.
A televisão tem exercido um grande poder na vida das pessoas, com a popularização deste meio, o acesso às informações por ele fornecidas aumentou significativamente. Com isso, torna-se proporcional o aumento do poder de manipulação da mídia. Este poder tem se evidenciado no comportamento dos indivíduos na sociedade, seja na forma de falar, de se vestir ou até mesmo dos gostos que vão sendo alterados com o decorrer do tempo. No aspecto psicossociológico do público, podemos destacar uma inversão de sentimentos diante da dualidade existente entre realidade-ficção. As pessoas param para acompanhar o último capítulo de uma novela, comovem-se, mostram sua indignação, e, no entanto, a violência real que é mostrada nos noticiários diariamente é tratada com descaso e indiferença.
Como podemos observar, são várias as formas de influência da televisão em nossas vidas. Ela é uma das maiores invenções do homem para a tecnologia comunicacional, e com o barateamento deste aparelho, é difícil imaginar algum lugar aonde ela não chegue. O alcance de suas informações tem se tornado cada vez maior e com isso, as transformações por ela provocadas aparecem com mais evidência.
Concluímos que não há como se isentar da influência exercida pela televisão, pois ela está presente em nossa sociedade sendo um poderoso meio de comunicação que nos transmite informações em tempo real e nos faz conhecer pessoas e lugares que talvez jamais conhecêssemos. Contudo, nossa intenção aqui é alertar as pessoas para não permitirem que este meio altere negativamente o seu modo de viver, a forma de educar seus filhos ou que aliene suas opiniões sobre a realidade. Devemos ser críticos para nos defender da manipulação, mostrando que não somos iguais a "todo mundo", sabendo que o poder de escolha de sermos influenciados ou não está em nossas mãos.

3 comentários:
mtmt bom esse vídeo!
simples, objetivo, esclarecedor!
vlw
bem, acho que diego disse o que eu queria dizer...
outra coisa!
como faço pra postar vídeo?
abraço.
Ahhh diego já falou auyahuauha
eu amei demais o blog d vcs.. mt bom mesmo...e o video então =P
bjuwww, povo
Postar um comentário